E se unirmos o melhor da escola tradicional com o melhor das novas escolas?
Mas, será mesmo possível construir uma escola capaz de reunir o melhor das duas abordagens? Separamos algumas dicas e reflexões que podem ajudar nesse processo.
Na hora de escolher uma escola para os filhos, muitos pais se vêem divididos entre pedagogias tradicionais e novas metodologias. Por isso, é essencial que a escola compreenda quais são as diferenças para, assim, realizar uma prática mais consciente e fiel aos seus propósitos.
Mas, será mesmo possível construir uma escola capaz de reunir o melhor das duas abordagens? Separamos algumas dicas e reflexões que podem ajudar nesse processo.
É preciso saber definir.
Para começar é importante entender o que é uma escola tradicional e qual é a diferença entre este método e os outros modelos. A denominação ‘escola tradicional’ possui um amplo espectro pedagógico, que de maneira geral abarca algumas similaridades. A principal delas é ter o professor como figura central da aprendizagem e os estudantes dispostos como num auditório, onde o aprendizado é em grande parte passivo. Existem algumas outras características desse modelo que podem ser definidas da seguinte maneira:
- O aluno é entendido como alguém cujo o conhecimento vai ser construído na escola.
- O sistema de avaliação é feito através de provas, trabalhos e exercícios valendo pontuação.
- O conteúdo é a parte mais importante do ensino-aprendizagem.
- A reprovação acontece com base no sistema de pontuação e não através do desenvolvimento.
Percebeu como após essa definição, muitas escolas que se intitulam inovadoras podem na verdade não ser? Isso acontece, porque há uma confusão entre o propósito da escola e a metodologia aplicada. Podemos arriscar dizer que a grande maioria das escolas tem o propósito de preparar o aluno para a vida de maneira integral e para todas as possibilidades que o futuro oferece, mas que o discurso de inovação e novas práticas, não chega a transformar o método pedagógico de maneira a classificá-la como uma escola disruptiva. E nesse caso, o que fazer? Como uma escola pode se planejar para fazer o possível, se adaptar às mudanças e extrair o melhor de cada posicionamento?
Aceite a sua metodologia, mas não pare no tempo.
Conte para você mesmo a história da sua escola. Observe com atenção quais sãos os pilares que fundamentam o seu método de ensino e quais são os valores inegociáveis que a sua escola tem para oferecer para as famílias. Seja sincero na sua reflexão e aceite que encontrar a sua verdadeira metodologia, talvez seja o seu maior diferencial.
Ao mesmo tempo pesquise e esteja por dentro dos assuntos e novidades do mercado educacional. Esteja por dentro das novas ferramentas, novos métodos pedagógicos, novos formatos que cada escola oferece. Traga para mais perto da sua realidade tudo aquilo que verdadeiramente faz sentido com a essência que você definiu ali no primeiro momento. Com a sua pesquisa em mãos, repense as formas de ensino e busque a diversidade de ideias para acrescentar melhorias naquilo que você já tem como pedra base.
Traga o aluno para o protagonismo do aprendizado.
Essa é uma das principais transformações do nosso século, portanto é preciso se adaptar. A cultura, o mundo e as tecnologias estão se desenvolvendo a passos acelerados e a nova geração já está chegando às escolas com uma bagagem de conhecimento muito mais ampla e lapidada que nos períodos anteriores.
É importante fazer da figura do professor um facilitador da aprendizagem e colocar nas mãos do aluno algumas decisões sobre a forma como ele vai materializar essa aprendizagem. Avaliações fechadas, notas em trabalhos que podem ser reproduzidos em larga escala e rigidez no método de ensino não funcionam mais. Pergunte para o seu aluno: como você quer aprender?
Você vai ver que muitas vezes inovar é mais simples do que parece.
Aposte na tecnologia como ferramenta.
O seu aluno já é digital, aproveite essa habilidade e implante novas ferramentas. Alunos conectados se mantêm mais motivados, interagem melhor com o conteúdo e criam novas formas de resumir e aplicar seus conhecimentos.
Tenha ferramentas tecnológica disponíveis para ajudar professores e alunos durante as aulas. Verifique se a sua escola possui câmeras e computadores capazes de filmar e editar um curta-metragem, pense se ela oferece algum sistema de gamificação, certifique-se de manter uma internet potente para que alunos compartilhem dados e possam ampliar conteúdos com um único clique. A gente sabe que parece muito, mas atualmente isso é o mínimo que qualquer aluno ou até mesmo profissional precisa para transmitir e construir seu conhecimento com agilidade e qualidade.
Estando atento às transformações e mantendo-se fiel à sua essência, nós temos a certeza que o seu centro de ensino vai conquistar resultados excelentes, ganhando o respeito e o reconhecimento dos seus alunos, de suas famílias, de toda a comunidade e também do mercado, transformando os seus esforços numa referência para os demais.
PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA